Quem Somos
Apresentação
O Alegria de Aprender é um estabelecimento de ensino particular que foi inaugurado a 2 de setembro de 2002. Contamos 15 anos de referência e inovação na qualidade pedagógica e educativa em Rio Tinto.
Propomos acompanhar o desenvolvimento das nossas crianças, utilizando metodologias pedagógicas inovadoras e estimulantes. Assim, a direção muniu-se de uma equipa de profissionais de educação qualificados de excelência e pessoal de apoio competente e dedicado, que foi crescendo e enriquecendo rapidamente durante os anos de existência da instituição.
As nossas instalações equipadas com os mais adequados e diversificados materiais, permitem que as nossas crianças cresçam e aprendam num ambiente estimulante, saudável e acolhedor.
A instituição dispõe dos alvarás necessários para o seu funcionamento, nomeadamente o atribuído pelo Instituto de Solidariedade e Segurança Social à valência de creche (4 aos 36 meses) e outro do Ministério da Educação à valência de jardim de infância (3, 4 e 5 anos). Decorrendo ainda nesta instituição a valência de sala de estudo (1º ao 9º ano).
Missão
Somos uma instituição que pretende prestar um serviço único e exemplar na educação, considerando as crianças únicas e indissociáveis dos diferentes contextos em que estão inseridos.
Queremos ter um papel ativo na mudança positiva da sociedade, em que crianças, famílias e funcionários se sintam elementos de uma comunidade educativa que se relaciona num clima de afetividade, de abertura, de partilha e de integração da diversidade e do respeito.
Assim, desejamos com a colaboração de todos os agentes educativos beneficiar as nossas crianças garantindo-lhes um desenvolvimento e um percurso de vida mais integrador; facilitando a emergência de uma pedagogia interativa; proporcionando ocasiões de aprendizagens recíprocas à comunidade e aos agentes educativos; possibilitando à família a compreensão do trabalho desenvolvido pelos profissionais e o progresso realizado pelo educando.
O Alegria de Aprender pretende ainda, fomentar a criatividade, o interesse pelas descobertas e o respeito pelo mundo que nos rodeia, reconhecendo a educação como um ato social e que se interessa não só no que ensinar e como fazer, mas também no porquê e para quê ensinar e fazer.