Espaços Interiores

As instalações do Alegria de Aprender cumprem todas as normas em vigor e foram estruturadas de forma acolhedora, espaçosa, segura e bem equipada. Ao abrigo do DL. 220/2008 de 12 de novembro e da Portaria 1532/2008 de 29 de dezembro, dispõe de sistema de deteção de incêndios, encontrando-se implementadas as medidas de autoproteção (plano de prevenção e evacuação).

O Alegria de Aprender tem ainda implementado o Sistema de Segurança Alimentar, baseado nos princípios do Sistema HACCP e de acordo com o regulamento (CE) N.º 852/2004 de Abril de 2004. É sujeita regularmente às auditorias de verificação ao sistema de HACCP, colaborando com a empresa Medicisforma para o efeito.


Caraterísticas comuns:

- Ventilação natural transversal superior, imensa iluminação direta natural e elétrica;
- Contato visual para o exterior, através de montras, com proteções que impedem o visionamento de fora para dentro e com obscurecimento total ou parcial, através de telas não inflamáveis;
- Aquecimento central e ar condicionado;
- Paredes de tinta lavável e não abrasiva; o pavimento é lavável, resistente, antiderrapante e com proteção de som;
- Cada criança possui o seu próprio equipamento de descanso, devidamente identificado e os catres são facilmente laváveis (creche e JI).

Todos os espaços se encontram equipados com recursos e materiais de acordo com as necessidades e os interesses das crianças que os vão utilizar, permitindo uma excelente prática pedagógica.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Espaços Exteriores

 

A Instituição dispõem de diversas áreas de recreio e quinta pedagógica.
As diferentes áreas foram projetadas de acordo com os interesses das diferentes faixas etárias obedecendo à legislação em vigor, nomeadamente o Decreto-Lei nº 203/2015 de 17 de novembro. 

 

Parque

Possui uma área com piso anti-queda e um conjunto de equipamentos de grande resistência. As estruturas de jogo foram projetadas tendo em atenção a área de segurança de cada equipamento.
Dispõe ainda de um relvado para jogos, corridas e eventos. 

A área de recreio dedicada às crianças mais pequenas, a partir dos 12 meses de idade até aos 24 meses, é constituída por uma caixa de areia, um relvado para jogos e equipamentos de brincadeira totalmente adequados à faixa etária. 

 

Quinta Pedagógica

Com o objetivo de promover ações de educação ambiental, alertando as crianças para a importância da preservação do planeta, em especial da água e integrando para além da componente pedagógica, as componentes lúdico-recreativas, a quinta pedagógica dispõe de horta pedagógica, zona de ervas aromáticas, pomar e alguns animais de quinta bem como um espaço para piqueniques.

Com a horta pedagógica o Alegria de Aprender pretende proporcionar e fomentar o contato e a aprendizagem com a agricultura tradicional, dando a conhecer como os alimentos são produzidos e como estes chegam ao prato para serem consumidos. Distinguir os legumes e as frutas, quando se semeiam e em que época do ano estão prontos a ser colhidos.
Acompanhar e intervir em todo o processo desde a sementeira/plantação até à colheita, passando pela rega e cuidado com as ervas daninhas.

O pomar conta com várias árvores de fruto que sendo sazonais, permitem a colheita de vários frutos para serem consumidos em diferentes épocas do ano.
Com os animais pretende que através do contato e observação seja possível a aprendizagem dos hábitos e características dos diferentes animais, bem como em alguns casos acompanhar o crescimento das suas crias, de forma a incentivar a uma maior consciencialização, respeito pelos seres vivos e responsabilidade ambiental.

Creche/Jardim

Av. da Conduta nº 203
4435-485 Rio tinto
Tlm: 915 355 360
Tlf 224 881 466
Email: geral@alegriadeaprender.pt

Sala de Estudo

Av. da Conduta nº 89
4435-485 Rio tinto
Tlm: 919 734 763
Tlf 220 947 135
Email: geral@alegriadeaprender.pt